Preciso relatar aqui, algo que vi ontem na feirinha Ditacuja.
Um homem e seu filhinho de uns 10 anos aproximadamente, estavam passeando e entraram em nosso espaço, olhando tudo. O menininho visivelmente feliz e empolgado, mostrava as coisas pro pai e perguntava :
- Você acha que ela vai gostar dessa (almofada)? E desse (toyart)?"
E o pai sorrindo olhava pra ele e devolvia a pergunta.
Percebi que eles estavam procurando um presente, falei que faço toyarts personalizados e transformo a pessoa e toys e tudo o mais e o pai parece que gostou bastante da idéia. Dei meu cartão e tudo o mais.
O menino continuava:
- Mas pai, e esse, o que vc acha?
E ele respondeu:
- Acho que ela vai gostar mais se fizermos um personalizado.
Aí perguntei se era um presente de aniversário e o pai disse que era pelo dia internacional das mulheres. Foi então que o menino disse:
- Mas pai... Eu não achava que era por isso não. Achei que era porque toda vez que a gente sai, a gente leva um presentinho pra ela...
Pensei "UAU!" e parabenizei os dois. Perguntei ao menino se eles "mimavam" sempre a mãe, que estava certo que tinha que cuidar bem dela e tudo o mais.
A questão não é o presente em si, mas o exemplo que esse pai dá ao filho. Era perceptível que o menino estava feliz em comprar um presente pra mãe. Que isso era importante pra ele. E o mais legal, ele não associou o presente ao dia internacional das mulheres porque segundo ele mesmo, sempre que saem, levam um presentinho pra mãe, ou seja: Ele não precisa de uma data pra dar um presente. Todos os dias são dias de tratar bem quem você ama.
A cena foi bonita, por tudo. Pela relação de companheirismo e cumplicidade que pai e filho demonstravam no olhar e no sorriso ao escolher um presente e pelo carinho que ambos demonstravam sentir pela esposa e mãe.
Se as pessoas entendessem esse recado simples, que todos os dias são dias de tratar bem quem a gente ama, acho que muita coisa mudaria e o mundo seria um lugar bem melhor.
Que hajam mais famílias que se amem e se cuidem bem todos os dias!
Feliz dia internacional das mulheres a todas as mulheres e a todos os homens que entendem, apóiam e lutam com a gente por nossos direitos.